Na mitologia romana, Juno é a esposa de Júpiter e rainha dos deuses. É representada pelo pavão, sua ave favorita. Íris era sua servente e mensageira. Sua equivalente na mitologia grega é Hera. O sexto mês do ano, junho tem esse nome em sua homenagem.

Juno e Júpiter tinham 4 filhos, Lucina (Ilítia), deusa dos partos e gestantes, Juventa (Hebe), deusa da juventude, Marte (Ares), deus da guerra e Vulcano (Hefesto), o artista celestial, que era coxo. Juno sentia-se tão aborrecida ao vê-lo que atirou-o para fora do céu. Outra versão diz que Júpiter o jogou para fora, por este ter participado de uma briga do rei do Olimpo com Juno, deixando-o coxo com a queda.





O animal preferido de Juno era o pavão, por isso, ela marcava os lugares que protegia com as penas do mesmo. Na maioria das vezes, nas ilustrações, Juno tem um pavão junto dela.



Os seios de Juno significavam sua condição de mãe e protetora das mulheres. Além disso, Juno era considerada a deusa da fecundidade, e os seios eram ligados à parte sexual da mesma.



Juno também era a deusa do casamento, e aparece em diversas ilustrações com um romã. Esse fruto era considerado o fruto do casamento, e simbolizava a harmonia entre o casal, por isso, também simbolizava a fecundidade.

Free Web Hosting